Selo Independentes
Livro sobre Literatura, História e Artes.
Tecendo cartas: (sobre)vivências de mulheres na universidade
Organizadoras Camila Peixoto Farias Giovana Fagundes Luczinski
O ambiente universitário ainda é uma realidade que, proporcionalmente, poucas mulheres conseguem vivenciar em nosso país – tanto no que se refere a cursar uma graduação, ou pós-graduação, quanto a se tornar professora, pesquisadora ou ocupar cargos diretivos nessas instituições. Além do gênero, somos marcadas por classe, raça, orientação sexual, idade, deficiências e outras interseções, fazendo com que possibilidades sejam violentamente limitadas, ou mesmo interditadas. Quando conseguimos ingressar no ambiente universitário, nós mulheres nos deparamos com inúmeros desafios que advém de um contexto construído e pensado a partir da lógica cisheteropatriarcal, racista, classista e capacitista, alicerçada na concepção universalizante da ciência moderna. Estar nesse local, seja como estudante ou docente, torna-se um constante exercício de criação e resistência, no qual a escrita – em sua diversidade de formas, estilos e conteúdos – tem um papel fundamental. Esse livro só existe porque 31 mulheres ousaram revisitar seu percurso na universidade, ousaram acessar memórias e costurá-las por meio de palavras tecidas com afeto, dor, coragem e celebração.
ISBN 978-65-88544-24-2
16x23 cm
191 páginas
História em combate: ciência e ensino, ética e engajamento
Organizado por Fabio da Silva Sousa; Leandro Hecko e Nathalia Monseff Junqueira
“...CONTINUANDO uma tradição da ANPUH-MS das duas gestões anteriores, consolida-se este trabalho, publicado e representando uma parcela daquilo que o evento mostrou e agora socializa neste formato, para distribuição entre os associados da ANPUH-MS e demais interessados nos temas em questão. Significa o livro uma parcela de um evento tão grande, nas poucas páginas da obra e dentro das possibilidades orçamentárias. Outro fator importante que cabe ser destacado nesta apresentação da obra, em relação ao seu significado, diz respeito à forma como o livro constitui uma memória de nossa regional da ANPUH, divulgando pesquisas e pesquisadores, bem como trazendo contribuições de outras instituições e estados, importantes para o enriquecimento do livro, conforme já muito bem prefaciado pela professora Maria Celma Borges. Que tenham uma ótima leitura e divulguem o conhecimento que o livro representa!”
ISBN 978-65-88544-27-3
16x23 cm
131 páginas
História do Paraná Contemporâneo: Temas e Abordagens
Organizadores Marcos Nestor Stein e Méri Frotscher
Os textos aqui publicados apoiam-se no entendimento de que a função social da História reside em produzir conhecimento científico a partir dos nossos problemas e desafios atuais, com todo o rigor metodológico e responsabilidade que o ofício exige. Nessa perspectiva, essa coletânea é fruto de um esforço coletivo de reunir e divulgar os resultados de diversas pesquisas de egressos – mestres e doutores – da Linha de Pesquisa Cultura e Identidades, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e também de outros Programas do Sul do país.
ISBN 978-65-88544-25-9
16x23 cm
296 páginas
Diálogos entre Brasil e Portugal: Ensaios de História Contemporânea
Coordenação Pamela Peres Cabreira e Jorge Fontes
Este livro tem como objetivo estimular o diálogo entre a História Contemporânea do Brasil e de Portugal, sobretudo na área da História Social, procurando divulgar estudos de diferentes investigadores de ambos os lados do Atlântico que se debrucem sobre temas que relacionem os diferentes espaços.
ISBN 978-65-990064-9-4
14x21 cm
186 páginas
Por uma História com mulheres: compreensões e caminhos em classe, raça e gênero
Coordenação de Pâmela Peres Cabreira Livia Cassemiro Sampaio
O ano de 2022 marca as comemorações dos 150 do nascimento da comunista e feminista Alexandra Kollontai. É inegável a sua contribuição não apenas enquanto militante durante a Revolução Russa, mas também suas prestações teóricas acerca das questões sobre as mulheres trabalhadoras, atravessando pertinências até aos dias de hoje. O livro História com mulheres homenageia esta autora a partir de uma coletânea de textos que retomam a História centralizando o papel das mulheres, escritos por jovens pesquisadoras. Os capítulos abordam temas e perspectivas distintas nas questões de sexualidade, trabalho, educação, representação, arte e raças. As mulheres não são meramente objetos de estudos, mas sujeitas de sua própria narrativa histórica. Este livro é um diálogo franco e aberto entre diferentes áreas das Ciências Humanas que buscam o protagonismo feminino dentro e fora da academia. Não queremos que seja apenas uma História das Mulheres, mas sim com mulheres. O livro é composto por escritoras, acadêmicas, militantes, historiadoras, mas, acima de tudo, por mulheres revolucionárias nas causas feministas.
ISBN 978-65-88544-24-2
16x23 cm
191 páginas
Selo Imagem & Cultura
Livro sobre Literatura, História e Artes.
Na Roda Giram Histórias: Relatos de Vivências com o Jongo da Serrinha
Organizadora Carla Costa Dias
Dezessete artigos compõem esta publicação. Os autores participaram do projeto em diferentes períodos e vínculos e atividades. Os textos apresentados aqui são relatos de experiência que buscam apresentar olhares e sentidos das múltiplas maneiras de formar, de constituir um corpo a partir de outros. Como diz Raquel Reis “Preservando e construindo a memória do Jongo da Serrinha constituiu-se não só como o título do projeto de extensão, mas como uma premissa pedagógica na qual estávamos inseridos”.
ISBN 978-65-88544-18-1
16x26 cm
231 páginas
Selo Jaburu
Perspectivas locais, contribuições globais
Museus e Patrimônio Cultural em MS: Pesquisa, cultura, educação e identidade
Organizadores Douglas Alves da Silva, Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques e Carlos Eduardo da Costa Campos
A proposição desta coletânea tem múltiplos objetivos, a saber: abertura de um espaço de divulgação dos pesquisadores da área de museológica, patrimonial e arqueológica; exposição de informações acerca dos museus, memoriais e arquivos de Mato Grosso do Sul; apresentação de ações realizadas pelas equipes destes espaços culturais.
ISBN 978-65-88544-06-8
16x23 cm
252 páginas
Museus e Patrimônio Cultural: perspectivas locais, contribuições globais
Organizadores Douglas Alves da Silva, Carlos Eduardo da Costa Campos, Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques, Caciano Silva Lima, Elisângela Castedo Maria do Nascimento, Laura Roseli Pael Duarte, Leandro Mendonça Barbosa, Melly Fátima Góes Sena e Sarita Souza dos Santos
Descreva seu produto ou forneça mais informações.
Janela dos Saberes: Coletânea de artigos premiados pela fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
Organização de Caciano Silva Lima, Douglas Alves da Silva, Melly Fátima Góes Sena, Elisângela Castedo Maria do Nascimento, Luciane Toledo Monteiro, Sarita Souza dos Santos, Vanessa Basso Perosa, Leandro Queiroz e Marco Aurélio de Almeida Soares
...
Arte, cultura e educação: pesquisas, propostas e ações
Organização de Melly Fátima Góes Sena, Douglas Alves da Silva, Caciano Silva Lima, Elisângela Castedo Maria do Nascimento, Luciane Toledo Monteiro, Sarita Souza dos Santos, Vanessa Basso Perosa, Leandro Queiroz e Marco Aurélio de Almeida Soares
...
Selo Pórtico
Livros de História, Ensino de História, Antiguidade.
Scholae: Estudos Interdisciplinares da Antiguidade
Organizadores Anderson Araújo Martins Esteves, André da Silva Bueno e Carlos Eduardo da Costa Campos
O século XXI tem sido marcado pelos embates que envolvem a redefinição das identidades, como bem colocado por Stuart Hall em seu A Identidade Cultural na Pós-Modernidade (2005); e a construção delas, consubstanciada pelas ações políticas no âmbito escolar, transformou o processo educacional num palco de querelas políticas e simbólicas.
ISBN 978-65-88544-02-0
16X23 cm
360 páginas
Líderes da Antiguidade
Organizadores Anderson de Araújo Martins Esteves, Luis Felipe Bantim de Assumpção e Ricardo de Souza Nogueira
O precioso conteúdo temático que se encerra neste livro
que ora é apresentado tem o objetivo de despertar no
leitor muito mais ideias e possibilidades sobre algumas figuras notáveis da Antiguidade, do que propriamente dados
históricos inquestionáveis acerca desses mesmos indivíduos. O
tema em foco nesta obra é definido pelo seu próprio título, pois,
ao ver o nome “Líderes políticos da Antiguidade”, os receptores
de tais conteúdos automaticamente já são veiculados àquilo que
eles esperam: um conjunto de textos, amarrados por um tema em
comum, em que seus autores se propõem a debruçar-se sobre um
líder político específico da Antiguidade.
ISBN 978-85-92789-03-9
14X21 cm
351 páginas
De deo Socratis : A demonologia no Império Grego-Romano
Luiz Karol
Nosso trabalho versará sobre uma delas, De deo Socratis, palestra proferida em latim sobre um dos mais instigantes assuntos do Platonismo Médio, os daemonēs. Trata-se do único e mais abrangente documento em latim a tratar do assunto, ao contrário dos demais documentos, em grego e latim, que o tratam somente como assunto subalterno. O presente trabalho parte da tradução do original latino, acrescida de uma contextualização histórica, literária, comentários e notas sobre o texto.
ISBN 978-85-92789-07-7
14x21 cm
184 páginas
Selo Traduzir
Traduções inéditas.
Palestra Introdutória Sobre o Iídiche
O texto a seguir é a palestra de abertura a uma leitura de poemas em iídiche realizada dia 18 de Fevereiro de 1912 em Praga. Kafka, que havia conhecido uma trupe de atores judeus do leste, e se impressionado com sua arte, assim como com seu uso do iídiche, se esforçou para ajudar que o ator e amigo Isaac Löwy se apresentasse no Bar Kochba, ponto de encontro dos judeus de Praga.
Selo Educar
Educação, formação docente, escola
Crônicas de escola: docência ao rés-do-chão
Mas afinal quando comecei a gostar de ler? Na faculdade de letras esse é apenas um dos muitos questionamentos que surgem entre os futuros professores de português e literatura. Rubem Alves em seu texto Jardim, disse que começou a gostar de livros bem antes de saber ler, então não, isso não é apenas literatura daquelas que aprendemos na escola, não, isso é a leitura que tira as limitações, é uma forma de expressão.
Não à toa esse livro traz exatamente isso, expressões de alunos no final da graduação de letras, alguns que já atuam e outros que são quase professores, problemas na educação, dificuldades, alegrias. O livro também traz as crônicas de quatro professores que acompanharam estes professores em formação durante o estágio.
Em cada crônica vimos um pouco desse universo, as dificuldades de se trabalhar e estudar, as decepções, o que e como ensinar, porque como nos diria nosso mestre Paulo Freire, não se nasce professor, torna-se um educador.
ISBN 978-65-88544-29-7
14x21 cm
132 páginas
Nossas Memórias
Quando escrevemos sobre o nosso passado, automaticamente iniciamos uma viagem de regresso e de reencontro para com o nosso íntimo das lembranças. É uma experiência divergente da ideia de urdir uma narrativa que não nos é próxima, pois o tateamento com o objeto de estudo toma determinada distância e os resultados selecionados e ortografados assumem, de imediato, contornos mais compromissados.
ISBN 978-65-88544-16-7
14x21 cm
56 páginas
Crônicas de escola
Como professor de escola pública, formado pela mesma universidade dos alunos-cronistas, sinto muito orgulho em ver futuros colegas de profissão com olhares críticos e atentos para a realidade escolar, olhares afetivos, mas não ingênuos, com vontade de fazer diferente, de propor mudanças. Recorrendo a um famoso dizer de Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Portanto, se, obviamente, não há como saber os futuros caminhos que serão trilhados pelos autores destas crônicas, há, nas reflexões aqui apresentadas, com certeza, um bom ponto de partida. Boa leitura a todos!Diego DominguesGraduado em Letras (UFRJ), mestre em Educação (UERJ-FFP) e doutorando em Linguística Aplicada (UFRJ). Atualmente é professor de Língua Portuguesa na rede municipal de Duque de Caxias (RJ).
978-85-92789-28-2
Com licença para falar e escrever: crônicas sobre o ensino de língua portuguesa
organizador Marcos Scheffel
Este livro reúne nove crônicas de alunos do curso de Letras da UFRJ (Português e Literaturas), produzidas na disciplina Didática de Português e Literaturas. A didática especial é oferecida em dois semestres e tem por objetivo pôr em discussão questões relacionadas ao ensino da gramática, da produção textual, da leitura, da oralidade – tudo isso articulando teoria e prática. É nesse momento que esses “quase professores” estão estagiando e que muitas dúvidas surgem quanto ao que ensinar na educação básica.
Selo Fortuna
Estudos de crítica literária e filosófica
Benjaminiana: outros ensaios sobre arte, política, linguagem e história
Organizadores Francisco Camêlo, Leonardo Apolinário Alves de Lima, Patrick Gert Bange e Ricardo Pinto de Souza.
Este livro é uma tentativa de dar conta da amizade para com esta assinatura e suas palavras. Aqui estão reunidos os textos gerados pelo colóquio Benjaminiana 2017, que juntou na Faculdade de Letras da UFRJ pesquisadores de várias partes do país para discutirem e pensarem ao longo de três jornadas a obra do filósofo, crítico, tradutor, escritor e sábio. Como qualquer coletânea, trata-se de mapear tendências, confrontar interpretações e preservar a memória e o afeto pelas palavras de Benjamin.
ISBN 9788592789251
14x21 cm
368 páginas