Tecendo cartas: (sobre)vivências de mulheres na universidade
Organizadoras Camila Peixoto Farias Giovana Fagundes Luczinski
O ambiente universitário ainda é uma realidade que, proporcionalmente, poucas mulheres conseguem vivenciar em nosso país – tanto no que se refere a cursar uma graduação, ou pós-graduação, quanto a se tornar professora, pesquisadora ou ocupar cargos diretivos nessas instituições. Além do gênero, somos marcadas por classe, raça, orientação sexual, idade, deficiências e outras interseções, fazendo com que possibilidades sejam violentamente limitadas, ou mesmo interditadas. Quando conseguimos ingressar no ambiente universitário, nós mulheres nos deparamos com inúmeros desafios que advém de um contexto construído e pensado a partir da lógica cisheteropatriarcal, racista, classista e capacitista, alicerçada na concepção universalizante da ciência moderna. Estar nesse local, seja como estudante ou docente, torna-se um constante exercício de criação e resistência, no qual a escrita – em sua diversidade de formas, estilos e conteúdos – tem um papel fundamental. Esse livro só existe porque 31 mulheres ousaram revisitar seu percurso na universidade, ousaram acessar memórias e costurá-las por meio de palavras tecidas com afeto, dor, coragem e celebração.
ISBN 978-65-88544-24-2
16x23 cm
191 páginas
Organizadoras
Camila Peixoto Farias
Perfil Acadêmico
Giovana Fagundes Luczinski
Perfil Acadêmico
Equipe do projeto
Amanda Hartwig de Hartwig
Perfil Acadêmico
Luisa Lislie Both Griebler
Perfil Acadêmico
Roberta Duarte da Luz
Perfil Acadêmico
Autoras
Ana Carolina Coelho
Ana Maria Rebello Magalhães
Andrezza Silva
Aneliana da Silva Prado
Anne Stone
Antonia Espindola Longoni Klee
Beatriz Eiras
Camila Peixoto Farias
Fernanda Canavêz
Giovana Fagundes Luczinski
Hartwig de Hartwig
Jôse Lane de Sales
Juliana Röpke Duarte
Karine Shamash Szuchman
Keyth Vianna
Kizzy Lessa Coutinho Vitória
Leiliane Botelho Martins
Louise Prado Alfonso
Luisa Lislie Both Griebler
Maria Madalena Magnabosco
Mariana de Fátima Mielke
Marília Silveira/
Martha Rodrigues Ferreira
Menezes Wendling
Michelle Simões
Miriam Tachibana
Paula Rebello Magalhães de Oliveira
Rafaela Villar
Renata Mattos Avril
Roberta Duarte da Luz
Roberta Oliveira
Shana Hastenpflug Wottrich
Tereza Cristina Barbosa Duarte
Sumário
Apresentação
Reinventando supostos pontos de chegada
Camila Peixoto Farias
Carta-trajetória: ambiguidades, paisagens e afetos
Giovana Fagundes Luczinski
Carta às pesquisadoras que criam caso
Marília Silveira
Cartas: narrativas que nos possibilitam uma volta para casa
Maria Madalena Magnabosco
Escrevivências de universitárias na luta pela ciência
Michelle Simões & Roberta Oliveira
Amores e dores na docência universitária
Miriam Tachibana
Breve relato sobre encontrar na universidade
Anne Stone
Vozes femininas na construção de um percurso acadêmico, uma carta-reflexão
Renata Mattos Avril
Nós…
Louise Prado Alfonso
Por uma universidade menos falocêntrica:
escrever e inscrever o gênero
Karine Shamash Szuchman
Carta às mulheres que sou, mas não conheço
Mariana de Fátima Mielke
Ancestralidade – Carta para minha avó
Beatriz Eiras Ana Carolina Coelho
Lapsos de coragem e esperança
Rafaela Villar
Da menina que queria ser doutora…
Aneliana da Silva Prado
A todas as meninas e mulheres que um dia duvidaram de si
Jôse Lane de Sales
Escrita afetiva: uma ferramenta política às mulheres-mães-cientistas
Keyth Vianna
Mulheres
Martha Rodrigues Ferreira
Auroras
Antonia Espindola Longoni Klee
Pesquisar com o corpo
Fernanda Canavêz
Uma princesa…
Tereza Cristina Barbosa Duarte
Pontes de afeto que sustentam uma existência
Roberta Duarte da Luz
Integrando experiências
Shana Hastenpflug Wottrich
(Des)ajustes
Juliana Röpke Duarte
De onde eu venho
Kizzy Lessa Coutinho Vitória
Faria tudo outra vez…
Ana Maria Rebello Magalhães
(Sobre)Vivendo e aprendendo a viver: uma história de assédio moral
Paula Rebello Magalhães de Oliveira
Essa é uma carta de gratidão e despedida
Andrezza Silva
Entre meus caminhos, dentro da minha história
Leiliane Botelho Martins
Aos encontros, potência de vida Michelle
Menezes Wendling
A potência de aprender com afeto Amanda
Hartwig de Hartwig
Sobre habitar a Universidade e as práticas de escrita na experiência como graduanda
Luisa Lislie Both Griebler
Conselho editorial
Ary Pimentel (Letras, UFRJ)
Diogo de Hollanda (Comunicação, PUC-SP)
Heloisa Buarque de Hollanda (Comunicação, UFRJ)
Izabela Bocayuva (Filosofia, UERJ)
Karina Kuschnir (Antropologia, UFRJ)
Luciana dos Santos Salles (Letras, UFRJ)
Nathanael Araújo (Antropologia, Unicamp)
Rafael de Arruda Sobral (Letras, UFCG)
Regina Dalcastagnè (Letras, UnB)
Rodrigo Perez de Oliveira (História, UFBA)
Tatiana Massuno (Filosofia, PUC-RJ)