Produção Literária Sul-mato-grossense: Coletânea de textos literários do 1° Prêmio Capivara de Criação e Difusão Literária

Organizadores Melly Fátima Góes Sena, Douglas Alves da Silva, Caciano Silva Lima, Elisângela Castedo Maria do Nascimento, Luciane Toledo Monteiro (FCMS) Sarita Souza dos Santos.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) tem, dentre as atribuições de suas funções as finalidades de planejar, promover, orientar, coordenar, incentivar, apoiar e executar as atividades direta ou indiretamente ligadas aos assuntos de cultura, voltados para a difusão artística e preservação do patrimônio artístico e cultural do Estado conforme em seu Estatuto. Deste modo, o estímulo à pesquisa sobre a cultura sul-mato-grossense tem grande relevância nas ações da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural. Em meio ao período de crise pandêmica que assolou o Brasil e o Mundo entre os anos de 2020 a 2022 provocadas pelo COVID-19, foi discutida e decretada pelo Congresso Nacional a Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Após amplo debate com a sociedade e observando as dificuldades que o setor cultural brasileiro enfrentava durante o ápice da pandemia, foram então propostas ações emergenciais e efetivas para apoiar o setor. As medidas propostas no artigo 2º da referida Lei previam de repasses financeiros diretos aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, subsídios governamentais para manutenção de espaços artísticos e culturais e editais, chamadas públicas e prêmios para o setor, entre outras medidas. As verbas foram então repassadas aos estados e municípios para destinação de tais recursos. É com recursos da Lei Aldir Blanc que a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, promove o EDITAL EMERGENCIAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N.º 08 “PRÊMIO CAPIVARA DE CRIAÇÃO E DIFUSÃO LITERÁRIA – LEI ALDIR BLANC o qual premiou textos literários nas categorias contos, crônicas, Histórias em Quadrinhos e Poesias. Esta obra é composta pelos textos premiados nesses gêneros como resultado do edital e também como resultado de uma política pública que em um momento foi emergencial para o setor, mas também pode proporcionar o florescimento artístico no campo literário. Parafraseamos o crítico literário Tzetan Todorovo traçando paralelo entre o ato de narrar e o silêncio, em que narrar significa a vida e o silêncio a morte. Deste modo, os textos a seguir apresentados trazem a memória de um momento histórico, constituindo a vida em seu ato de narrar. Desejamos uma boa leitura a todos, que saboreiem cada texto literário apresentado.

Os Organizadores Campo Grande/MS, outubro de 2022 

ISBN 978-65-88544-44-01.
16x23 cm
101 páginas

Download

Diretor Científico

Douglas Alves da Silva

Currículo Lattes
ORCID

Conselho editorial 

Coordenação do projeto
Douglas Alves da Silva
Melly Fátima Góes Sena
Caciano Silva Lima

Comissão Editorial
Caciano Silva Lima (FCMS)
Carlos Eduardo da Costa Campos (MuArq/FACH/UFMS)
Douglas Alves da Silva (FCMS)
Eduardo Pereira Romero (SECIC)
Elisângela Castedo Maria do Nascimento (FCMS)
José Francisco Ferrari (FCMS)
Marco Aurélio de Almeida Soares (SEMED)
Laura Roseli Pael Duarte (MuArq/GAB/PROECE/UFMS)
Leandro Mendonça Barbosa (SEMED)
Leandro Queiroz (UFMS)
Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques (MuArq/GAB/PROECE/UFMS)
Luciane Toledo Monteiro (FCMS)
Melly Fátima Góes Sena (FCMS)
Sarita Souza dos Santos (FCMS)
Wilker Solidade da Silva (UEMS)

Comitê técnico
Caciano Silva Lima (FCMS)
Douglas Alves da Silva (FCMS)
Elisângela Castedo Maria do Nascimento (FCMS)
Melly Fátima Góes Sena (FCMS)
Sarita Souza dos Santos (FCMS) 

Apoio Institucional
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS)
Arquivo público Estadual de Mato Grosso do Sul (APEMS/FCMS)
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul (SEBP-MS/FCMS)
Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul (SIEM-MS/FCMS)